A colaboração de uma artista polonesa com um sem-teto libanês em Londres, conduziu a uma descoberta assombrosa: o indigente foi um prolífico fotógrafo que realizou mais de 27.000 instantâneas do Líbano anterior aos anos noventa.
Enquanto trabalhava em um projeto fotográfico dedicado aos sem-tetos da capital do Reino Unido, a artista polonesa Ania Dabrowska começou a fazer amizade com Diab Alkarssifi, um libanês residente em uma pensão para indigentes com quem compartilhou seu gosto pela fotografia. Em um certo dia, Alkarssifi, de 63 anos, apresentou-se ao estudo da artista com seu arquivo com mais de 27.000 fotos sobre o Líbano dos anos 1960-1990, relata o site The Guardian.
O sem-teto foi um jornalista fotográfico de um jornal comunista libanês encarregado de realizar reportagens sobre a vida cotidiana pelo país. Além de suas próprias obras, os habitantes locais às vezes, entregavam-lhe seus arquivos familiares para que fossem usados em suas reportagens ou protegesse as fotos das destruições na guerra civil libanesa.
O arquivo - parcialmente disponível na rede - que Alkarssifi levou do Líbano em 1993, constituía só uma parte de sua extensa coleção de fotos. As demais desapareceram de sua casa durante o período de sua ausência. Essas fotos são o legado de sua vida como jornalista fotográfico, o depoimento de sua relação com sua pátria e um olhar para um Líbano perdido e desconhecido para muitos estrangeiros.
Ania Dabrowska e Diab Alkarssifi
Fonte Fonte










Nenhum comentário:
Postar um comentário