À primeira vista, estas pedras preciosas de cores brilhantes, poderiam ser confundidas com ágatas, gemas valiosas por sua beleza e utilizadas em joalheria. No entanto, a origem destas pedras, chamadas de Fordites ou Ágatas de Detroit, provém na verdade dos acúmulos de tinta nos bastidores dos processos de pintura de carrocerias de automóveis.
Infelizmente, as técnicas que produziram estas joias há ásperos anos atrás, não estão mais em prática. Já que como disse antes, hoje em dia esse trabalho é realizado por braços robóticos automatizados e a carroceria é eletrostaticamente carregada para atrair as moléculas de tinta, deixando pouco ou nenhum acúmulo de tinta seca. E porque muitas das plantas em que eram produzidas foram economicamente arrasadas, assim que o fordite agora é um tanto difícil de achar e as jóias feitas desse material possuem um grande apelo nostálgico.
Além de Detroit, o fordite vem de vários lugares diferentes. A Grã-Bretanha tem alguns belos exemplares que não só possuem as cores opacas, mas metálicas e com algumas camadas transparentes também. O fordite de Detroit geralmente tem uma camada de fundo cinza entre as cores vibrantes. O fordite de Ohio vem das fábricas que pintavam peruas, portanto as cores podem ter tons de terra, verdes e marrom ou ainda, mais vibrantes como as dos anos 1970, com azul, amarelo, laranja brilhante.














Nenhum comentário:
Postar um comentário