Os túmulos dos irmãos, inicialmente apenas mausoléus simples, tornaram-se destinos de peregrinação famosos no século 14, quando a piedosa e amante da arte Rainha Tashi Khatun ergueu uma mesquita e uma escola teológica nas cercanias dos túmulos.
Após a realização de reparos essenciais, a rainha ordenou que o túmulo fosse coberto com milhões de peças de vidro colorido que na luz, refletem seu brilho mil vezes. Shah-e-Cheragh é uma das mais belas mesquitas e um importante centro de peregrinação da cidade de Shiraz.
A grande mesquita é ladeada por dois minaretes e dominada por uma cúpula que está localizada na ala oeste. Os altos beirais são suportados por colunas octogonais grossas ligadas por uma parede de mármore verde, esculpida inteiramente de madeira. A entrada é guardada por uma porta pesada, revestida com ouro e esmalte com um painel de vidro no centro. Os peregrinos beijam e acariciam a porta por onde entram.
No interior, a enorme cúpula acima do santuário é incrustada com centenas de milhares de pedaços de azulejos finamente trabalhados, e as paredes internas estão cobertas com pedaços de uma infinidade de vidros deslumbrantes misturados com telhas multi-coloridas -verde, amarelo, vermelho e azul- intercaladas com vidros de tons mais pálidos.
Janelas altas e grandes que descem ao chão, são em grande parte compostas de mosaicos de vidro colorido que se refletem nos mosaicos de espelhos. Embutidas nas paredes em todos os lugares estão versos do Alcorão escritos em papel de seda e emoldurados. O piso de mármore verde é coberto com tapetes iranianos vermelhos grossos e magníficos lustres de cristal pendem do teto acima.
No centro, sob a cúpula, encontra-se o túmulo de Syed Ahmad Mir. A lápide de mármore, coberta por uma estrutura larga e pintada com laca está rodeada por aberturas de vidro que mostram o interior. Os versos do Alcorão estão escritos em letras douradas sobre um fundo azul, e as flores estão embutidas ou esculpidas no metal. Em outro canto está o túmulo de Mir Muhammad, que tem a mesma aparência, mas muito menor do que o túmulo de seu irmão mais velho.
Fonte














Nenhum comentário:
Postar um comentário