Stroganina é uma iguaria de peixe congelado cru de Iacútia, no norte da Rússia. É um prato de inverno, que consiste em longas fatias finas de peixes congelados de rios do Ártico, como o Salmão, Pescada, Coregonus ou Esturjão.
O prato é servido temperado com partes iguais de sal e pimenta preta em pó. Às vezes, é decorado com bagas (Berries) silvestres vermelhas e verdes. Alguns dos melhores Stroganina são feito de peixe fresco, uma vez congelados. O sabor, de acordo com os naturais de Iacútia, é macio, fresco e gelado.
O conceito de Stroganina é um tanto semelhante ao do Sashimi japonês, só que este último não é servido gelado. Esta técnica de preparação de alimentos é muito original da Rússia, onde o solo congelado não permite muito produtos frescos. O método foi desenvolvido por necessidade, porque os russos tiveram de armazenar sua carne em algum lugar, assim que eles armazenaram no gelo e consumindo cru.
Para fazer Stroganina , pequenos buracos são perfurados na camada superior congelada do rio e os peixes são puxados para fora. Uma vez fora d'água, o peixe congela nas temperaturas do ar de menos 25 graus Celsius. Os peixes são batido no gelo por 15 a 20 minutos, até que se estendam, amassem, endireitem e finalmente congelem.
O peixe é cortado em pequenas porções, depois de 10 a 12 horas de congelamento, evitando o derretimento prematuro. O truque é que o peixe congelado não deve derreter até que ele esteja dentro da sua boca. Sendo que servir o Stroganina derretido é considerado quase como um insulto pelas pessoas de Iacútia.
O Stroganina não é exatamente barato, mesmo em Iacútia, mas em Moscou é insanamente caro. É melhor servido acompanhado de vodka, bebida alcoólica da Rússia por excelência. O melhor momento para saborear o Stroganina é entre dezembro e fevereiro, no Restaurante Tygyn Darkha e no complexo étnico Chochur Mouran em Iacútia. Mas se você quer a coisa autêntica, você pode sempre ir pescar no gelo e fatiá-lo geladinho.
Fonte









Nenhum comentário:
Postar um comentário