Arqueólogos no sudoeste da França têm exumado centenas de escravos romanos, cujos esqueletos, em alguns casos, ainda portam grilhões em seus pescoços e tornozelos. A incrível escavação está localizada em um sítio a 250 metros do oeste do
anfiteatro de Saintes, outrora utilizado para exibir batalhas entre gladiadores e animais selvagens.
Datados do primeiro e segundo século depois de Cristo, os sepulcros constituem uma importante necrópole utilizada para aquelas vítimas massacradas na arena ou em suas proximidades. Os cadáveres foram enterrados lado a lado, intercalando cabeças com pés em tumbas com jeito de trincheira. Três dos esqueletos encontrados ainda conservam correntes de ferro em suas pernas, e um deles inclusive possui um grilhão ao redor de seu pescoço.
O sítio foi identificado no ano passado, como uma possível necrópole e agora os cientistas esperam estabelecer a causa da morte dos indivíduos. As necrópoles romanas usualmente eram construídas no campo, de maneira que as sepulturas e cremações tivessem lugar em um local afastado das tumbas construídas dentro dos limites da cidade. Além dos esqueletos, nas tumbas de Saintes foram encontrados alguns poucos artefatos e posses, sendo o mais relevante uma criança com moedas sobre seus olhos.
O costume romano exigia colocar moedas sobre os olhos do defunto para que seu espírito pudesse pagar ao barqueiro que o levaria a cruzar o rio que os romanos acreditavam dividir o mundo dos vivos e dos mortos.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário