A civilização Maia do que agora é a América Central, é conhecida por suas grandes realizações antes de que a Espanha conquistasse suas terras.
Os Maias iam muito ao dentista, mas não para extrair os dentes ou tratar de cáries, ou ainda, renovar suas coroas. Eles iam para que decorassem seus dentes com gemas.
O que os antropólogos descobriram é que os cidadãos de todos os níveis da sociedade decoravam seus dentes, sem importar sua classe.
O resultado certamente deveria parecer genial, mas o processo era indiscutivelmente doloroso. Um dentista poderia usar uma broca movida à mão para criar um buraco, friccionando e fazendo pressão na parte da frente do dente. Depois usavam uma cola natural para fixar a pedra preciosa no oco.Embora essa prática pareça rudimentária, era bastante avançada naquele tempo.
Para não quebrar completamente o dente ou danificar seus nervos, os dentistas Maias tinham de ser precisos. O fato de que pudessem fazer tão bom trabalho demonstra um grande conhecimento da anatomia dos dentes.
Fonte





Doeu só de imaginar... (e eu criando coragem para extrair os cisos).
ResponderExcluirInteressante
ResponderExcluir