O degelo gradual do cume do vulcão Citlaltepetl, conhecido também como o pico de Orizaba - o mais alto do México - fez aflorar um corpo mumificado que as autoridades atribuíram ao piloto de uma aeronave acidentada no final do século passado.
Assim acreditam pois o cadáver vestia uma roupa diferente à adequada a um alpinista, segundo o jornal "Enfoque".
Em 1998, foi registrado o acidente aéreo de um pequeno avião Short SC.7 Skyvan da Força Aérea Mexicana. No entanto, o diário local atribuiu ao corpo mumificado, ainda não identificado apropriadamente, a uma suposta mulher piloto que viajava no comando de um avião Cessna.
Provavelmente se trate de uma mulher - Alpinista ou piloto?
A expedição do Agrupamento de Alta Montanha da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (Agrum BUAP) realizada no domingo dia 31 de maio de 2015, encontrou o cadáver congelado a 5 mil e 100 metros de altura no vulcão Citlaltepetl.
Luis Fierro Cirigo, membro da Agrum, explicou que às 8 da manhã do passado domingo, enquanto o grupo de nove pessoas fazia a descida pelo lado sul da montanha, encontrou o corpo e deu aviso aos seus colegas.
![]() |
"Me aproximei e vi o que era um corpo. Ficamos surpresos, mas imediatamente nos acalmamos e guardamos respeito à pessoa falecida" disse Luis Fierro Cirigo. |
"Vi ao longe algo muito diferente às rochas do vulcão. Me aproximei e vi que era um corpo. Ficamos surpresos, mas imediatamente nos acalmamos e guardamos respeito à pessoa falecida", explicou Fierro Cirigo, quem destacou que Luis Ignacio Godina, presidente do agrupamento e chefe de grupo corroborou naquele momento o achado.
O grupo de alpinistas profissionais começou a ascensão ao Pico de Orizaba à meia-noite do domingo em meio da neve constante. Por volta das 7 da manhã, o grupo chegou ao cume e começou a descer.
Tanto Fierro como Ignacio Godina tomaram à dianteira como guias devido à neve e ao mau tempo. Ambos decidiram tomar uma rota pouco comum para descer ante a adversidade do clima. A rota é bem conhecida pela Agrum, no entanto nunca pensaram encontrar um corpo.
![]() |
Possivelmente se trate uma mulher que viajava no Cessna que caiu em 1998. "Dessa mulher só encontraram uma perna". |
Eles informaram da descoberta a Hilario Aguilar de Chalchicomula de Sesma, enquanto comiam no centro do povoado. Nesse momento, se lembraram de mostrar sigilo para evitar que "fizessem um circo" e fluísse a desinformação
Luis Fierro indicou que o corpo "tinha vestimenta diferente de um alpinista. Pude ver que se tratava de uma roupa preta com listras, casaco e calças, além de uma camisa azul celeste". Luis agrega que possivelmente se trate uma mulher que viajava no Cessna que caiu em 1998. "Dessa mulher só encontraram uma perna".
O acidente ocorreu porque o piloto foi atacado por um infarte. Só recuperaram dois corpos, o do piloto e um tripulante. O pequeno avião caiu de uma altura de 5 mil e 600 metros de altura em uma zona conhecida como a "Roca el Pulpito". O corpo foi encontrado a 600 metros desse ponto.
Fonte Fonte
Muuuuito interessante! Adoro esse tipo de matéria.
ResponderExcluir