quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Balaknama - O jornal mais Notável ​​do Mundo é Escrito por um Grupo de Crianças de Rua

"Balaknama", ou "Voz da Criança", é uma publicação trimestral que está completamente escrita e dirigida por garotos que vivem nas favelas de Nova Deli, Índia. Com um público de dezenas de milhares de pessoas, o jornal está sendo recebido como um dos mais impressionantes do mundo.

Apoiado pela organização indiana sem fins lucrativos Chetna, o Balaknama publica contribuições de uma federação de crianças indianas que trabalham para viver e moram na rua. Tudo começou com apenas 35 crianças colaboradoras, mas as histórias vêm de vários estados indianos, como Uttar Pradesh, Bihar e Andhra Pradesh.

Escrito em Hindi, o periódico abrange uma série de assuntos sérios que destacam os problemas enfrentados pelas crianças de rua indianas. O jornal contêm artigos relacionados a temas como a brutalidade policial, o casamento infantil e trabalho infantil ilegal. Não é o que você esperaria de um jornal infantil, mas Balaknama é conhecido por relatar verdades e realidades duras.


Chandni de 16 anos, é responsável pela elaboração dos relatórios e decidir quais histórias irão para impressão. Jyothi de 14 anos, que trabalhava como coletora de lixo, é agora uma contribuinte. Assim, é Shambhu de 16 anos de idade, que lava carros durante o dia e trabalha em um hotel durante à noite.

Shanno, editora do jornal de 19 anos de idade, aprendeu a ler debaixo de uma árvore em uma escola de caridade ao ar livre. Ela escreve as histórias daqueles que não sabem ler ou escrever, mas estão determinados a ter as suas vozes ouvidas. Na verdade, os contribuintes do Balaknama são uma junta ardente de garotos que querem que o mundo se sente e tome conhecimento dos mesmos e sua situação.


"Era um problema que ninguém ficava sabendo sobre nós - como vivemos, em que condições vivemos", disse Chandni. "Decidimos que era uma ótima ideia. Que nós garotos iríamos publicar um jornal em conjunto."

"As crianças cujas histórias são publicadas no jornal Balaknama, têm um mundo cheio de trevas", ela acrescentou. "E é assim que eles querem que retratem suas vidas. Que eles estão trabalhando dia após dia."

Jyothi revelou que as crianças que trabalham para o jornal, recebem um pouco de treinamento de antemão." Estamos atendendo a educação, e ensinando como escrever artigos", disse ela.

Shambhu diz que trabalhar para um jornal é um sonho se tornando realidade. "Então eu pensei, há tantos garotos de rua como eu, um por um que irão ter os seus nomes publicados no jornal", explicou. "No início, eu estava nas drogas, mas eu saí. Há alguns garotos como eu, que ainda usam drogas e não são capazes de levar a vida adiante. "

.
Nova Deli é relatada por ter mais de 500 mil crianças trabalhando, muitas das quais vivem em condições desumanas sob abuso de drogas e álcool. Há pelo menos 11 milhões de crianças que vivem em favelas em todo o país, que trabalham nas ruas, sem uma educação, e muitos deles nem sequer são reconhecidos oficialmente. Sem acesso ao mínimo de alimentação, livros, cuidados de saúde, ou quaisquer outras ajudas do governo, essas crianças muitas vezes são forçadas a trabalhar em condições terríveis para não morrerem.

A equipe do Balaknama alcança essas crianças e recebe relatos de primeira mão na forma de fatos ou poemas. Eles realizam uma reunião posterior para discutir essas histórias e decidem quais precisam ser publicadas. As crianças repórteres não são pagas, mas elas recebem um subsídio para cobrir viagens e outras despesas para o jornal.

A organização sem fins lucrativos Chetna cuida dos custos de produção do jornal, e vende a impressão final a um preço nominal de 1 Rupia (4 centavos de Real). Os recursos obtidos com as vendas são usadas ​​para ajudar a melhorar as condições de vida das crianças de rua.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário