Quem é o apresentador de notícias mais veterano do mundo?
Trata-se do apresentador equatoriano Alfonso Espinoza de los Monteros, quem acumula já mais de 47 anos à frente do ''Televistazo'' da cadeia "Ecuavisa", o que lhe permitiu se converter no 'Apresentador de notícias com mais anos no ar ininterruptamente'' segundo o Recorde Guinness, superando o norte-americano Hal Fisham. "Eu já sabia que meus colegas estavam trabalhando nisso do recorde, mas fiquei sabendo que o tinham aprovado quando estávamos ao vivo e estava ali toda a minha família e à equipe aplaudindo. Foi emocionante" afirma o veterano jornalista em declarações ao diário "El Mundo''.
No entanto, não foi fácil demonstrar esta incrível marca, já que tiveram que recorrer a imagens de jornais da época em que se via o veterano apresentando as notícias. "Nós fomos um pouco os pioneiros na comunicação televisiva no Equador, onde até o momento de nosso aparecimento, dominava principalmente a imprensa" agrega Espinhosa, quem na atualidade se nega a deixar o trabalho apesar de contar já com 72 anos.
Como ele comenta, "eu gosto muito do meu trabalho e com este tema do recorde, foi confirmado que os espetadores me apoiam como demonstram as manifestações que fizeram, de modo que não tenho nenhuma intenção de deixar de trabalhar, pois o jornalismo ainda está muito vivo".
https://www.youtube.com/watch?v=NsTwKyHALsc
Via: elmundo.es
Que famosa obra de arte inspirou uma cena de ''O Exorcista''?
Em certas ocasiões, a arte pode servir de inspiração para gerar outra arte nova. É o que aconteceu com uma das cenas de um dos filmes de terror mais famosos da história, ''O Exorcista'' (1973). Para filmar a chegada do padre Merrin à casa onde acontecem os fatos, o diretor William Friedkin se inspirou no quadro ''L'Empire dê lumières'' do pintor surrealista belga René François Maggrite. Como pode ser visto em um e outro, as semelhanças são evidentes em elementos como a luz que ilumina a paisagem, a casa ao fundo e a vegetação presente. De fato, curiosamente o resultado foi tão espetacular que posteriormente a imagem também foi usada como cartaz promocional do filme.
Desde quando o bronzeado é sinônimo de beleza na sociedade?
Em pleno século XXI a máxima imperante no Ocidente dita que a pele morena e bronzeada é sinônimo de beleza. No entanto isto não era assim até há pouco mais de um século, pois anteriormente ao século XX, era considerada a pele branca e pálida, uma demonstração de saúde e distinção. Tudo mudou faz mais ou menos cem anos, quando os médicos começaram a receitar ''banhos de Sol'' depois de aparecerem vários estudos que falavam dos benefícios do astro rei na hora de combater problemas como a anemia ou a depressão.
Tratava-se de uma mensagem que no início teve problemas para ser aceita na alta sociedade, mas que começou a ser assimilada mais facilmente quando a estilista Coco Chanel foi fotografada em 1923 enquanto passava férias em um iate. Apesar de que naquela época a qualidade das imagens não era a melhor, se apreciava com clareza que a estilista estava tomando Sol para parecer "morena", assim que do mesmo modo que acontecia na alta costura, seu exemplo acabou irrompendo na sociedade da época.
Além disso, a cantora e atriz afro-americana Josephine Baker também contribuiu, pois contava com uma legião de seguidoras que tentaram conseguir seu tom de pele "caramelado" a base de sessões de raios de Sol. Dessa forma, a partir daquele momento, as praias se encheram de mulheres e homens ávidos por conseguirem um bonito bronzeado, se convertendo em uma moda que mais de 90 anos depois, segue no auge em quase todo o mundo.
Via: en.wikipedia.org
É verdade que a violência mudou o rosto dos homens pre-históricos?
Sim. Assim o afirmam pesquisadores da Universidade de Utah (EUA), pois segundo seu trabalho, os rostos dos primeiros hominídeos , em especial os da família dos antigos Australopithecus, evoluíram para uma maior robustez para aliviar e minimizar as lesões provocadas pelos golpes recebidos nas frequentes brigas em que se viam envolvidos.
Ou seja, a violência fez um papel muito importante na evolução humana e modelou os rostos dos seres humanos. Segundo o biólogo David Carrier, "a evolução das mãos é associada com a seleção para a luta, assim que também poderia ser esperado que o objetivo principal de uma briga, o rosto, também evolua para dar uma melhor proteção contra as lesões quando é atingida".
Segundo essa teoria as maçãs do rosto, a mandíbula e outros traços dos primeiros hominídeos teriam se fortalecido para se proteger dos socos. Isto se deve a que o estudo descobriu que "os ossos que sofrem as maiores taxas de fratura em brigas são as mesmas partes do crânio que mostraram o maior incremento de robustez durante a evolução dos hominídeos ". Mudanças que, por outra parte, se diferenciaram em homens e mulheres, já que os rostos de uns e outras são diferentes talvez pela menor tendência das fêmeas à violência.
"O que nossa investigação mostra é que muitos dos caracteres anatômicos dos grandes símios e de nossos antepassados, os primeiros hominídeos, como a postura bípede ou a forma do rosto melhoram o rendimento da luta" conclui Carrier.
Via: unews.utah.edu
Nenhum comentário:
Postar um comentário