sexta-feira, 3 de abril de 2015

Soren Kam - O Mais Procurado Nazista Morre aos 93 Anos em Liberdade


Um dos mais procurados nazistas no mundo morreu aos 93 anos sem ter sido punido por uma condenação por homicídio.

O ex-oficial voluntário dinamarquês Søren Kam morreu em 23 de março, apenas um pouco mais de quinze dias após a sua esposa falecer - de acordo com o jornal alemão Allgauer Zeitung como relatado pela Reuters e Independent, fonte desta postagem.

Soren era condenado culpado pelo
assassinato de um jornalista.
Kam foi o quinto mais procurado criminoso de guerra pela organização de direitos judaica Simon Wiesenthal Center, que busca trazer ex-nazistas à justiça e educar sobre o Holocausto.

O dinamarquês havia sido um oficial voluntário na Schalburg Corps, uma divisão da SS-Viking, e foi um dos três homens que mataram o editor de um jornal anti-nazista dinamarquês, Carl Henrik Clemmensen, em 1943.

Um tribunal dinamarquês condenou-o in absentia ( "em ausência." ) pelo assassinato depois da guerra. Outro homem foi executado pelo mesmo crime.

Kam havia fugido para a Alemanha, onde obteve a cidadania em 1956 e seu novo país se recusou a extraditá-lo para à Dinamarca várias vezes, de acordo com a imprensa dinamarquesa.

Soren era um oficial
voluntário da Schalburg
Corps.
"O fato de que Søren Kam, um assassino nazista totalmente impune, morrer como um homem livre em Kempten (Alemanha), é um terrível fracasso das autoridades judiciárias da Baviera," disse o Dr Efraim Zuroff, do Simon Wiesenthal Center, em um comunicado.

"Kam deveria ter terminado sua vida miserável na cadeia, seja na Dinamarca ou na Alemanha. A falta por responsabilizá-lo só irá inspirar os herdeiros contemporâneos dos nazistas a considerarem seguiros  seus passos ", acrescentou o Dr. Zuroff.

Em 30 de agosto de 1943, o editor Carl Henrik Clemmensen, insultou o editor-chefe da publicação pró-nazista Fædrelandet (Pátria), Poul Nordahl-Petersen.

Mais tarde, que se acredita ter sido logo após à meia-noite do dia seguinte, Clemmensen foi morto a tiros por oito balas de três armas diferentes em Lundtofte.

Seu corpo foi encontrado na manhã com ferimentos de bala na cabeça e parte superior do corpo.

A lista dos mais procurados pela Simon Wiesenthal Center, que agora lista os nomes de apenas oito homens, é baseada em hipóteses realistas de que o acusado possa ser levado à justiça.
Mas não é uma lista dos nazistas mais notórios, disse o Dr. Zuroff.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário