Menores são vítimas de supostos ataques de répteis na cidade central de Tete.
Um triste acontecimento teve lugar na Segunda-feira passada, dia 11 de janeiro de 2016, no bairro de Chingodzi, arredores da cidade de Tete, na província com mesmo nome, situada na zona Centro de Moçambique.
Um menor de 10 anos de idade foi vítima de um misterioso ataque de crocodilo no rio Revubué quando nadava na companhia dos seus amigos, se refrescando do intenso calor daquela região tipicamente caracterizada pelas altas temperaturas, que algumas vezes ultrapassam os 40º C, fazendo de Tete, a província mais quente de Moçambique.
Crocodilos "mágicos" causam pânico em Tete |
A população local presume que sejam ataques dos supostos crocodilos "mágicos" que há anos têm ceifado muitas vidas de residentes, criando desse modo, muito pânico naquela comunidade ribeirinha.
Segundo Fernanda Cheia, a cidadã entrevistada pela equipe da Rádio Moçambique, o leito do rio apresentava escassez de água, cuja altura não chegaria aos joelhos do referido menor.
Segundo ela, os referidos répteis têm donos ou criadores, porque os animais são usados para abater as suas vítimas para fins associados à bruxaria, pelo qual, apelou ainda às entidades competentes para que abatam imediatamente aquela população de répteis que têm se multiplicado significativamente nos últimos anos, de forma a diminuir os crescentes números de vítimas mortais resultantes de frequentes ataques dos crocodilos e hipopótamos ao longo do vale do rio Zambeze.
A província de Tete está situada na bacia hidrográfica de Zambeze, banhada pelo maior rio do país, o Zambeze, que é também considerado como um dos mais longos do continente africano, depois dos rios Nilo, Zaire e Níger.
Entretanto, dados apontam a localização geográfica das províncias de Tete, Sofala e Zambézia como sendo as que apresentam maiores índices de superstição em Moçambique.
Fonte
Justamente a alta temperatura deixam os animais mais ativos talvez dai o numero alto de ataques,mas infelizmente por causa da ignorancia a maioria vai preferir o motivo "magico" e os bruxos e os mais vulneraveis são os animais já bastante prejudicados pela ação do homem em seu habitat natural
ResponderExcluir