quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

DESCOBREM UM LAGARTO ESCORREGADIO QUE FICA "NU" À VONTADE PARA ESCAPAR DE PREDADORES


Uma equipe de investigadores alemães e norte-americanos descobriu recentemente em Madagascar uma nova espécie de lagartixa, que denominaram como Geckolepis megalepis e que tem a habilidade de se desprender à vontade das escamas de seu corpo como método de proteção para escapar de predadores.

Este escorregadio espécime foi localizado na reserva natural de Ankarana, no norte da ilha africana. Segundo os pesquisadores, foi difícil capturar o animal para estudo sem que soltasse sua pele, o que ocorre apenas com o toque. Ainda por cima, seus hábitos de vida noturnos e o fato de que vive nas árvores das quase intransponíveis formações geológicas cársticas chamadas tsingys, complicou a investigação.


O Geckolepis megalepis se alimenta principalmente de insetos.
Apresenta escamas desproporcionais para o seu pequeno tamanho.


O réptil se desprende facilmente de suas escamas quando sente uma ameaça ou quando mordido ou agarrado por um predador. Desse modo, o animal foge completamente despido deixando o inimigo com as escamas na boca ou nas garras.


Sob as grandes escamas, a lagartixa tem uma segunda pele que também perde durante o processo de fuga. Ao ficar tão vulnerável depois do ataque, os pesquisadores suspeitam que este peculiar lagarto se esconda em grutas e em locais úmidos durante as duas semanas que, aproximadamente, precisa para regenerar por completo a sua pele.

Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário