domingo, 30 de abril de 2017

CIENTISTAS CRIAM MODELO MATEMÁTICO PARA UMA MÁQUINA DO TEMPO

A possibilidade de viajar no tempo é uma das maiores obsessões entre a comunidade devotada à ficção científica. Várias vezes tentaram comprovar sua possibilidade, sem tanto sucesso, mas agora dois cientistas, com muito tempo livre e amor pela cultura pop, desenvolveram um modelo matemático que torna possível as viagens no tempo, ao menos, no campo dos números.

Os pesquisadores Ben Tippett e David Tsang da University of British Columbia, publicaram o documento oficial do seu último projeto, onde formulam um modelo para uma hipotética máquina do tempo. Sob o nome de Traversable Acausal Retrograde Domain in Space-time, TARDIS, como o da cabine telefônica da série Doutor Who.

Em entrevista ao Science Daily, Tippet assinala que seu documento não se enfoca em desenvolver uma máquina como a da série da BBC, nem o carro Delorian do filme de volta para o futuro, mas sim, trata de comprovar matematicamente a partir das teorias de Einstein, como a da relatividade, que sim, é possível viajar para atrás e para frente no tempo e no espaço.




O cientista explica que: "As pessoas pensam em viagens no tempo como algo de ficção científica, e tendemos a pensar que não é possível porque realmente não o fazemos. Mas, matematicamente, sim é possível. Existem provas que demonstram que quanto mais próximo de um buraco negro se encontra, o tempo se move mais lento. Meu modelo de uma máquina do tempo usa o espaço-tempo curvado, para dobrar o tempo em forma circular, não em linha reta . Esse círculo faz possível a viagem no tempo.".

Tippett e Tsang sustentam que a curvatura do espaço-tempo teoricamente permite aos passageiros (isolado em uma caixa) viajar em um "círculo" de tempo, em vez de uma linha reta de passado a futuro.

.
.
O modelo matemático faria possível a viagem, em teoria, somente que não existem os materiais com as propriedades para tentar sua comprovação com buracos negros.

Fonte Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário