Uma equipe de arqueólogos e historiadores da Universidade Paris Descartes e do Explorers Clube NYC encontrou uma caixa metálica com documentos, livros e outros objetos associados ao famoso escritor, Júlio Verne.
A equipe realizou a extraordinária descoberta perto dos Pirineus franceses, na região de Occitânia. Os trabalhos começaram em setembro de 2016, e graças à utilização de drones e detectores de metais, puderam encontrar enterrada uma caixa metálica dos finais do século XIX.
A investigação começou graças ao estudo meticuloso de passagens e obras de Julio Verne e principalmente, com a análise da sepultura do famoso escritor. A partir de toda a documentação reunida e a utilização de complexos algoritmos de geolocalização, foram capazes de identificar uma zona onde poderia se encontrar algum tipo de objeto associado a Verne.
Tumba de Julio Verne. |
Atualmente, estão analisando o conteúdo do que potencialmente é considerada uma "cápsula do tempo", em um ambiente que permita a preservação e a não contaminação dos materiais armazenados no interior da caixa, deteriorados pelo avanço do tempo e umidade do terreno. Os arqueólogos também descobriram relevos no exterior da caixa, que devido à ferrugem, são quase ilegíveis.
O conteúdo
Um primeiro estudo mediante raios X, revelou algumas pistas sobre as peças do interior, mostrando documentos, livros e objetos metálicos de diferentes tamanhos e formas. Portanto, as conclusões desse estudo assinalam que existem indícios sobre a existência de novas referências e evidências da época.
Raio x da caixa. |
Ainda que no momento não puderam encontrar provas definitivas de que a caixa e seu conteúdo tenham pertencido a Julio Verne ou a alguma pessoa do seu meio, tudo indica que poderiam descobrir documentos inéditos do autor de "20.000 léguas submarinas","A Volta ao Mundo em 80 Dias","Da Terra à Lua" entre outros livros maravilhosos.
Segundo os meios, já foi acionada a segunda fase do projeto que visa avançar com as investigações e poder mostrar o conteúdo da caixa ao público durante os próximos meses em uma coletiva de imprensa.
Fonte
wow, pe grande e agora Julio Verne.
ResponderExcluire por acaso estive em Andorra no fim de semana passado, demais!
Excluir