No começo da Segunda Guerra Mundial, o exército britânico tomou o controle da Romney, Hythe and Dymchurch Railway, um trem leve de via estreita que circulava pela costa de Kent, Inglaterra, entre Hythe e Dungeness já que a zona era um possível ponto de desembarque se os alemães tentassem invadir a Grã-Bretanha.
De fato, era um alvo segundo os planos alemães da Operação Leão Marinho. Este pequeno trem leve foi modificado pelos engenheiros britânicos, o convertendo no trem blindado mais pequeno do mundo.
Devido ao seu tamanho diminuto, não podia portar armas pesadas ou semi-pesadas e por isso, montaram dois fuzis antitanque e quatro metralhadora Lewis.
Puxado por uma locomotiva de 1927 chamada Hércules, o mini-trem foi destinado ao serviço do 6º Batalhão de Infantaría Leve de Somerset, que foi capaz de destruir 3 aviões alemães, um Messerschmitt Bf 109, um Heinkel Tenho 111 e um Dornier Do 17.
Além disso, é atribuída a queda de um avião ao pequeno trem, já que por culpa do seu tamanho, o piloto teria estimado erroneamente sua altitude com respeito ao chão e voado baixo demais, o que fez com que se chocasse contra o solo.
A missão do mini-trem blindado não se limitava ao controle da costa. Também teve um papel importante na invasão aliada da França pois serviu de transporte de mantimentos às diferentes bases e fortificações naquela zona da costa sul da Grã-Bretanha.
Foi especialmente importante durante a Operação Pluto em que os aliados instalaram um oleoduto submarino que partia de Dungeness e chegava até Cherbourg e que foi muito utilizado para enviar combustível às tropas aliadas.
As vias férreas sofreram danos em várias ocasiões pelos ataques aéreos da Luftwaffe Alemã e pelo transporte de cargas extremamente pesadas.
Finalizada a guerra, a estreita ferrovia foi reconstruída e ainda está em serviço, só que transportando turistas hoje em dia. A estação de Hythe tem uma réplica deste curioso trem blindado.
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