terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Estranha Beleza de Mutás Abandonados por Dave Jordano



Ao longo das margens do rio Mississippi, EUA, no gelo sólido, os caçadores de patos constroem Mutás* (Duck blinds), um dispositivo de cobertura projetado para esconder e ao mesmo tempo, servir de abrigo aos caçadores enquanto aguardam os patos voarem por cima.

*(Mutá, termo originário do Tupi e utilizado no Brasil, denomina um estrado, construído no mato e no qual o caçador se coloca à espera da caça. O mesmo que posto de espera.)
 
Os mutás utilizados na caçada ao pato nos EUA, podem ser tão simples como uma depressão natural na terra, mas no centro dos Estados Unidos, elas são estruturas frequentemente elaboradas, chegando próximo ao tamanho e a função de uma pequena cabana com um certo conforto.

No inverno de 2008, quando o fotógrafo Dave Jordano foi para o oeste de Chicago rumo a sua base, no Mississippi congelado, ele por acaso se deparou com estas estruturas fragilizadas pela exposição às intempéries. À primeira vista, não eram mais que construções humildes, muitas vezes pequenas estruturas simples feitas de materiais como madeira, tinta, pregos, redes e pedaços de mato ou grama. Mas Dave Jordano conseguiu ver beleza naquilo.

"Eu fui realmente tomado pela variedade visual entre todos eles, a forma como cada caçador pegou alguns materiais para fazer o seu posto e como todos eles ficaram com a aparência um pouco diferente", disse ele. "É um ponto de vista interessante sobre a sua própria criatividade e desenvoltura."

Então ele montou a sua câmera de 39 megapixels Hasselblad H3D II para registrar as construções que ele mais gostou. As condições meteorológicas e de luminosidade do dia, fizeram as fotos de Jordano se assemelharem a fotos de estúdio. E graças ao momento de sua visita, a neve gerou um fundo neutro maravilhoso como um pano de fundo branco.

Como não era temporada de caça ao pato, os mutás de pato estavam desocupados. Alguns estavam trancados, mas outros abertas. No interior, Jordano encontrou garrafas vazias e latas de cerveja, cápsulas de balas, embalagens de alimentos e cinzeiros. Muitas das construções estavam completamente vazias.

Todos os mutás são registrados e monitorados por meio do Departamento de Recursos Naturais. Após o seu propósito ser concluído, existe a obrigação de serem desmontados antes do início da próxima temporada de caça, o que permite que sejam elaboradas novas estruturas temporárias.

Os mutás que Dave Jordano fotografou, provavelmente foram desmontados para a próxima temporada.








Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário