terça-feira, 16 de setembro de 2014

Curionautas Doodles #50

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Quantos anos tem a famosa Esfinge?

A Esfinge de Gizé é um dos símbolos mais reconhecíveis da cultura egípcia. Esta construção de 57 metros de comprimento e de 20 metros de altura continua sendo um mistério hoje em dia, pois os experts não entram em acordo sobre sua idade. Segundo o geólogo Robert Schoch da Universidade de Boston o monumento conta com erosões em sua pedra que poderiam delatar sua presença em uma época em que a planície de Gizé estava coberta de água, o que significa que poderia ter cerca de 8.000 anos.

No entanto, outros experts como J.Harrel, K.Gauri e G.Vandecruys afirmam que a Esfinge foi erigida na Dinastia IV (2.600 a.C) e justificam sua erosão em que o clima semidesértico atual do país não foi iniciado até o ano 2.000 a.C, assim que anteriormente puderam ser produzidas algumas chuvas torrenciais que provocassem que a construção se desgastasse pela presença de algumas correntes e rios na zona.


Via: robertschoch.com& goo.gl/JczLfU




Existiu realmente o misterioso corcunda de Notre Dame?

A lenda do corcunda da catedral de Notre Dame é um dos elementos mais populares da cultura francesa. Sua história fascinou a várias gerações graças à literatura e o cinema, embora ao longo dos anos foi-se moldando a partir da vida de uma personagem que existiu de verdade.

A galeria ''Tate'' de Londres possui um documento que alude à identidade do verdadeiro Quasímodo que inspirou Víctor Hugo a escrever sua famosa obra.

O mesmo pertence a uma autobiografia manuscrita do escultor britânico do século XIX, Henry Sibson, quem trabalhou na remodelagem da catedral no ano de 1820. Nesse texto, há uma alusão à existência de um escultor que trabalhava para o Governo e que se caraterizava por ser corcunda, embora o autor não lembrasse o seu nome, se refere a ele por "Monsieur le Bossu" ("Senhor corcunda").

Casualmente, Víctor Hugo viveu naqueles anos no mesmo distrito em que trabalhavam os escultores e pedreiros implicados na remodelagem da catedral. Assim que é muito provável que  Víctor Hugo tenha se inspirado nesse operário corcunda para criar uma de suas obras mais universais.


Via: tate.org.uk




Qual é o ser vivo que melhor se adapta ao espaço?

Segundo os resultados publicados o site ''sciencedaily'', os líquens são os seres vivos que melhor sobrevivem no espaço, sendo capazes de suportar temperaturas que oscilam entre os -12 e os 40 graus. Os pesquisadores acham que os líquens têm a habilidade de permanecer em animação suspensa à espera de condições melhores, pois suportam até 18 meses sob uma exposição de radiação solar contínua.


Via: sciencedaily.com




Qual foi o maior espetáculo de fogos de artifício da história?

O maior espetáculo de fogos de artifício da história teve lugar em 1 de janeiro de 2014 com motivo do Ano Novo. A companhia norte-americana Fireworks by Grucci foi a encarregada de preparar um total de 450.000 fogos de artifício nas zonas de The Pal Jumeirah e The World de Dubai (Emiratos Árabes Unidos). Desta forma, durante os seis minutos posteriores à mudança de ano, foram disparados todos esses fogos de artificio em um palco que ocupou cerca de 95 quilômetros em frente ao mar.

O espetáculo contou com um desenho próprio e esteve acompanhado de uma banda sonora musical composta expressamente para a ocasião. Não em vão, na montagem estiveram trabalhando 255 pessoas durante 27 dias, ao que há que acrescentar outros seis meses mais para a criação e a realização de testes.

https://www.youtube.com/watch?v=VDH0ZIZx9LE
Via: goo.gl/DxRQGi

Nenhum comentário:

Postar um comentário