Os inventos sempre impulsionaram o crescimento econômico da humanidade. Na maioria dos casos é o próprio criador o primeiro em experimentá-los. Infelizmente, alguns deles resultaram mortais...
Francis Edgar Stanley e seu irmão Freelan Oscar Stanley inventaram o automóvel a vapor Stanley em 1896. Em 1906, bateram o recorde mundial da milha mais rápida: 28,2 segundos. Francis morreu em um acidente em 1918 quando bateu seu carro.
Um cientista do laboratório secreto do Novo México, Ômega Site, recebeu doses letais de radiação do núcleo de uma bomba de plutônio.Em 1946, por causa de uma falha durante um experimento, foi produzida uma fuga letal de radiação. Louis Slotin, que foi um dos cientistas que estavam trabalhando naquele momento em uma "ação capaz de permitir converter o plutônio em um estado crítico", morreu nove dias depois.
Um político bolchevique e cientista russo esperava conseguir a eterna juventude com a ajuda de transfusões de sangue, mas acabou morrendo durante um de seus experimentos.
Na década de 1920, Alexánder Bogdanov começou a experimentar com as transfusões de sangue para conseguir o rejuvenescimento e inclusive criou o primeiro Instituto de Transfusão de Sangue do mundo. Após fazer 11 transfusões de sangue em si mesmo, Bogdanov disse que sua visão melhorou e que sua calvície parou. Não obstante, morreu após aplicar em si, o sangue de um estudante que padecia de malária e tuberculose.
O arquiteto naval do Titanic estava a bordo do navio em sua viagem inaugural.
Thomas Andrews desenhou o barco e sugeriu que o Titanic devia ter ao menos 46 botes salva-vidas. Não obstante, só 20 foram colocados a bordo da nau. Andrews passou suas últimas horas ajudando os passageiros a acharem coletes e a entrarem nos botes salva-vidas.
Marie Curie ganhou dois prêmios Nobel de física e química, mas morreu por causa da exposição à radiação.
A Marie Curie é atribuída a descoberta do rádio e o polônio e numerosos avanços na radiatividade, uma palavra que ela mesma inventou. Seu trabalho conduziu ao desenvolvimento das radiografias. Converteu-se na primeira mulher em ganhar o Prêmio Nobel e a única pessoa em ganhar esse prêmio em duas ciências diferentes. Durante suas investigações, esteve exposta a uma grande quantidade de radiação e morreu de leucemia em 1934.
Um pioneiro da aviação perdeu o controle de seu planador e fraturou a coluna vertebral após cair de 15 metros.
O engenheiro aeronáutico alemão Otto Lilienthal, foi a primeira pessoa a realizar voos seguros em planadores. Lilienthal construiu 18 modelos de planadores, 15 monoplanos e três biplanos, e realizou mais de 2.000 voos. Em 1896, durante seu último voo, perdeu o controle do aparelho e caiu vertiginosamente de grande altura.
Os inventores do Ford Pinto voador, morreram quando as asas do veículo se desprenderam em pleno voo.
Henry Smolinski e Hal Blake inventaram o AVE Mizar, um carro voador com asas desmontáveis. Ambos morreram em um acidente que aconteceu durante uma prova em 11 de setembro de 1973.
Um chanceler sob a dinastia Qin na China, criou o método de execução denominado "Cinco Dores", e foi executado com seu próprio invento.
A tortura criada por Li Si, consistia em danificar cinco partes diferentes do corpo. A testa da vítima era estigmatizada, seu nariz, seus pés e mãos eram cortados fora, depois o condenado era castrado, e finalmente cortado em dois na altura da cintura. Após a morte do imperador Qin Shi Huang, Li Si foi submetido a esse mesmo método de execução por traição à pátria.
Um inventor austríaco estava experimentando um foguete quando este acidentalmente explodiu causando sua morte.
Max Valier trabalhava no desenvolvimento de propulsores e em 1928 criou um carro com propulsão a foguete e um ano mais tarde, desenvolveu um trenó com o mesmo princípio. Após seus sucessos em veículos terrestres, começou a experimentar com foguetes (Terra-ar), com a esperança de experimentar em aviões baseados no mesmo sistema de propulsão. Em 1930 durante uma prova de combustível de um foguete, Valier morreu em uma explosão.
"O alfaiate voador"pulou da Torre Eiffel e morreu tratando de voar com a vestimenta de sua autoria.
O alfaiate e inventor francês Franz Reichelt desenhou uma roupa-paraquedas (''vêtement-parachute'') e para testar seu invento, saltou da torre em 1912, mas seu voo não teve sucesso.
Em 1863, William Bullock inventou uma máquina de impressão rotativa automatizada de dois cilindros.
Quatro anos mais tarde, sua perna ficou presa e foi esmagada pelas engrenagens da geringonça, o que lhe provocou gangrena. O inventor morreu durante a cirurgia de amputação.
Um inventor soviético que tratava de criar o trem à hélice, morreu depois que a máquina descarrilou durante um teste.
Valerian Abakovski desenhou o vagão experimental de alta velocidade que estava destinado a transportar servidores públicos rapidamente através da União Soviética. O projeto foi cancelado depois que o vagão descarrilou durante uma prova em 1921. Abakovski tinha apenas 25 anos de idade quando morreu.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário