Na Áustria, saíram à luz algumas fotos da China de um século, que nunca haviam sido feitas públicas. Estas fotos únicas refletem o dia-a-dia de um país exótico naquela época, protagonizadas por xamãs ou
sufragistas.
As fotos pertenciam a um soldado da armada austro-húngara e foram reveladas na Áustria por seus descendentes, que resolveram, em 2007, mostrá-las a
Gerd Kaminski, sinólogo austríaco e diretor do Instituto Austríaco para Estudos da China e Ásia Sudeste. O pesquisador uniu-as a sua grande coleção de fotos da China daquela época, onde aparecem outros diplomados e comerciantes e depois as publicou.
Se pode apreciar nas fotos, parte da vida cotidiana da capital chinesa, Pequim, em princípios do século passado. "Muitos dos edifícios já não existem e as tradições que se apreciam nas fotos, se perderam há muito tempo", diz Kaminski.
A corte real regressa à Cidade Proibida em Pequim em 1901, depois de ser aplacado o Levante dos boxers contra a influência estrangeira na China. Foto de Paula von Rosthorn, que participava na defesa das missões diplomáticas estrangeiras, atacadas pelos boxers.
Postos de comida de rua junto às muralhas da cidade, já derrubadas. Foto sem data tomada por Von Rosthorn.
Tripla arcada na avenida Changan, agora principal via de tráfego entre leste e oeste de Pequim.
Bruno Mueller, contrabandista de armas austríaco, com seus sócios chineses. O tratado de paz após a Primeira Guerra Mundial, proibia a Áustria de exportar suas armas. Foto tomada pela esposa do comerciante, Lucy, em 1924.
O imperador chinês passa pelo sul de Pequim, depois da supressão do Levante dos boxers. A foto foi tomada por Von Rosthorn em 1901.
O mercado de pássaros em Pequim. A foto, sem data, foi tomada por Lucy Mueller, que viajou à China em 1924.
O mercado de noite em Pequim, imortalizado por Heinz von Perckhammer, que viveu ali em 1914-1927. Depois do colapso do Império Austro-Húngaro, ele passou a viver ali como fotógrafo.
Jantar de operários culi.
As "sufragistas" chinesas: Mulheres demandam seu direito a votar durante um protesto em frente à porta da cidade. Foto sem data de Von Rostock.
Os pés desfigurados de uma mulher por causa dos sapatos de lótus, um antigo costume para prevenir seu crescimento. Foto sem data de Von Perckhammer.
Foto de Pequim, sem data, tomada por Von Rosthorn.
Uma casa de chá em Pequim. Foto de August Srebocan, marinheiro austro-húngaro que serviu na China entre 1914 e 1917.
Comerciantes e postos de comida muito próximos de Pequim.
Dança ritual de um xamã, provavelmente um budista do Tibete. A foto, de Von Perckhammer,
provavelmente foi tomada no Templo Amarelo próximo da Porta Anding que já não existe.
Fazendeiros descansam nesta foto sem data de Von Perckhammer.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário