No final do século 19, logo após a patente do telefone, a corrida era para conectar todos à rede de telefonia.
No entanto, devido a limitações técnicas das linhas de telefone antigas, cada aparelho de telefone exigia a sua própria linha física ligada entre uma casa ou empresa, a uma central telefônica onde a chamada era conectada manualmente por um operador ao vivo (geralmente um telefonista). O resultado um tanto quixotesco de tantas linhas individuais, foi a construção de torres elaboradas e feias que levavam centenas de milhares de linhas de telefone através do ar.
Em Estocolmo, Suécia, a central telefônica foi a Telefontornet , uma torre gigante projetada por volta de 1890 que ligava cerca de 5.000 linhas que se alastravam em todas as direções da cidade. Só de olhar para as fotos históricas, é fácil reconhecer o absurdo e o perigo de todo o esforço, especialmente durante os meses de inverno. Tudo o que poderia dar errado aconteceu. De ventos fortes à tempestades de gelo e incêndios, a rede era extremamente vulnerável aos elementos.
Felizmente, as redes de telefonia evoluíram tão rapidamente que em 1913 a Telefontornet foi completamente desmantelada em favor de tecnologia muito mais simples. A estrutura restante ficou como um marco até que também pegou fogo em 1953 e foi demolida.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário