segunda-feira, 20 de março de 2017

GATOS NA PERCEPÇÃO CHINESA


Os gatos, em muitas ocasiões hoje em dia, são animais de companhia para os chineses. Mas há vários séculos, seus antecessores felinos tiveram que "trabalhar" duro para atingir sua posição de comodidade atual. Curiosamente, os gatos também contribuíram para o desenvolvimento, ou melhor, preservação da literatura chinesa em certo sentido...

Até agora, não se chegou a uma conclusão sobre em que momento foram domesticados os gatos na China. Os arqueólogos chineses descobriram uma tumba conjunta de humanos e gatos no vestígio da cultura Yangshao de Shaanxi que data de mais de 5 mil anos.

O vínculo entre o ser humano e o gato se deve principalmente a que contam com um inimigo em comum: O rato. 
Além dos cereais, os livros também sofriam o cruel destino de ser destruídos pelos roedores, no qual, havia se convertido em uma grande ameaça para os literatos que consideravam os livros, verdadeiros tesouros. Por isso, entre os letrados, começou a popularização do costume de "contratar" gatos.

Para cumprir o processo de "contratação", eles trocavam sal por felinos e ofereciam aos gatos caçadores, peixes frescos como recompensa. Assim, os homens de letras podiam finalmente se concentrar na leitura e escritura. 
Neste sentido, os gatos contribuíram para o desenvolvimento e conservação da literatura chinesa.

Só que ao mesmo tempo, os gatos tinham uma imagem negativa na antiga China. Naquele tempo, acreditavam na existência do "gato-demônio", uma atribuição com base em observações mal feitas e superstição, muito por causa dos hábitos noturnos e particulares desses animais.
Por exemplo, os gatos costumam sair pela noite e atuar com agilidade e sigilo, o que dava ao bichano um ar místico.

À medida que as relações entre chineses e gatos melhoravam dia a dia, os felinos passaram a ser mascotes e o chineses passaram a apreciar esse animal a partir da perspectiva estética.

O 13º Signo

Uma "lendinha" chinesa conta que o gato não está presente entre os 12 signos do Horóscopo chinês por que o rato, incumbido de chamar o gato para a grande reunião de animais, o enganou, dando a conhecer uma hora errada ao gato.

O gato despreocupado, dormiu perdendo a reunião e como consequência, não pôde ocupar o lugar de 13º signo do horóscopo.

Essa seria a razão, segundo os chineses, pelo qual o gato não faz parte do horóscopo chinês e a causa da perpétua inimizade entre gato e rato.

Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário