quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Assombroso Ritual de Beijar a Pedra Blarney na Irlanda

Perto da aldeia de Blarney, na Irlanda, cerca de 8 km ao noroeste da pequena cidade de Cork, encontra-se o Castelo Blarney. No topo do castelo encontra-se a Pedra da Eloquência, mais conhecida como a Pedra Blarney. Dizem que quem beija a pedra é dotado do "the gift of the gab" (Dom de tagarelar) ou habilidade na lisonja.

Milhões de turistas, incluindo estadistas mundiais, gigantes literários e lendas do cinema galgaram os degraus para beijar a pedra Blarney e ganhar o dom da eloquência. Por quanto tempo esse costume foi praticado ou como se originou não é conhecido, mas a tradição parece ter começado no final do século 18.

Beijar a Pedra Blarney é para algumas pessoas uma proeza física difícil. No passado, para beijar a pedra, o participante deveria subir ao pico do castelo e então inclinar-se para trás na borda do parapeito enquanto um assistente segurava a pessoa pelos tornozelos. Mais tarde, o parapeito foi equipado com trilhos-guias e uma grade de ferro forjado com travessas de proteção que impedem que o beijoqueiro caia, mas o ritual ainda pode desencadear ataques de acrofobia, um medo extremo e irracional de altura.

Beijando a pedra em 1897
Existem muitas lendas em torno da Pedra Barney. Segundo uma versão da lenda, Cormac Laidir McCarthy, o construtor do castelo Blarney, estava envolvido em uma ação judicial. Assim, ele apelou à deusa Clíodhna por sua assistência, que instruiu MacCarthy a beijar a primeira pedra que encontrasse na manhã em seu caminho para o tribunal. Ele fez como lhe foi dito e depois contou seu caso com tal grande eloquência que o veredito foi em seu favor. MacCarthy ficou convencido de que a pedra era mágica e a incorporou no parapeito do castelo.

Vista da Pedra Blarney a partir do chão.
Outra história conta que durante o tempo da rainha Elizabeth I, Dermot McCarthy, o governante do castelo, foi obrigado a entregar sua fortaleza à rainha como prova de sua lealdade. Ele disse que teria o maior prazer de fazer isso, mas alguma coisa sempre acontecia no último momento evitando assim a sua rendição. Uma vez, quando as desculpas eloquentes de McCarthy foram repetidas para a Rainha, ela proferiu "Corpo de Deus, mais papo de Blarney!" ("Odds bodikins, more Blarney talk!") Referindo-se à forma particular de falar bobagem típica dos habitantes da cidade.

O termo Blarney veio a significar assim: "conversa convincente suave" ou "absurdo enganoso", e agora faz parte do dicionário de Inglês.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário